A Paróquia de Santo Antônio

A Paróquia de Santo Antônio, da cidade de Tiradentes, teve início em 1710 sendo que a primeira igreja construída data de 1702. Juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, a Catedral de nossa Diocese, é uma das paróquias mais antigas da Diocese de São João del-Rei.

A cidade de Tiradentes surgiu com a chegada dos bandeirantes, por volta de 1700. Tendo encontrado muito ouro na região, logo surgiu um grande povoado e a construção de várias igrejas, somando um total de 8 igrejas históricas na cidade e 5 Capelas Passos (Passos das Paixão de Cristo). A Matriz de Santo Antônio construída a partir de 1710 é um importante monumento do Brasil colonial. Seu interior possui centenas obras de arte cobertas com muitos quilos de ouro, contando também com um órgão do século XVIII, fabricado em Portugal.

O coro da Matriz se destaca das demais igrejas de sua época por ser todo entalhado na madeira e pintado a ouro.

Na Paróquia de Santo Antônio, de Tiradentes, acontece uma das maiores festas religiosas da Diocese de São João del-Rei, o Jubileu em honra à Santíssima Trindade. A igreja da Santíssima Trindade é o primeiro Santuário Diocesano, título dado por Dom Delfim Ribeiro Guedes, (primeiro bispo de nossa diocese), em 1962.

O primeiro pároco foi Pe. Manuel de Almeida, que tomou posse em 1712.
Em 1724 ocorreu o reconhecimento oficial da Paróquia, por parte da Coroa Portuguesa.
A Paróquia de Santo Antônio tem a sua grande importância para a cidade de Tiradentes, procurando manter vivas suas cerimônias religiosas que tiveram início no séc. XVIII. Desse modo contribuiu também com vários aspectos culturais da cidade.