Capela de São Francisco de Paula

Situada no topo do pequeno morro, a Capela de São Francisco de Paula se destaca pela fachada simples com um campanário, como é típico de Tiradentes, tendo sido construída por volta do século XVIII.

No interior, um modesto retábulo-mor exibe as imagens do santo padroeiro, Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio. Nas paredes laterais, estão reproduções de dois ex-votos do século XVIII. Um deles conta a história: “Mercê que fez São Francisco de Paula a Bernarda Maria, dando saúde a um seu escravo por nome José; que por espaço de cinco dias não comeu nem bebeu, nem fez operação alguma. Anno de 1787”. Do lado direito da capela, há um interessante painel da década de 40, pintado por G. Rodrigues, que retrata os moradores de Tiradentes assistindo à missa.

Diz a lenda que toda vez que a imagem de São Francisco de Paula é retirada do altar-mor, chove em Tiradentes.

A entrada na Capela de São Francisco de Paula é gratuita e é uma das poucas igrejas locais onde é permitido fotografar o interior. Infelizmente, a igreja está quase sempre fechada. É preciso ter muita sorte para conseguir ver o interior. Tente nos domingos pela manhã. Mesmo que não seja possível entrar, a vista externa é impressionante e faz valer a subida, com a Serra de São José de um lado, a Igreja Matriz de Santo Antônio à frente e a cidade aos seus pés.