Paróquia de Santo Antônio Tiradentes MG

Em pleno período quaresmal a CNBB propõe aos católicos brasileiros a Campanha da Fraternidade, na busca de chamar a atenção e proporcionar uma reflexão sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Para refletir sobre a fraternidade e a Ecologia Integral, a Diocese de São João del-Rei vai promover no dia 15 de fevereiro uma formação para clero e leigos sobre a Campanha da Fraternidade e a proposta de trabalho para 2025. O evento acontece no Salão Paroquial da Paróquia São José Operário, no Bairro Tijuco, em São João del-Rei, e os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 10.

A intenção do evento, assim como nos anos anteriores, é de promover diálogos e sensibilizar a sociedade e a Igreja para a temática. Para trabalhar a abordagem do assunto, Padre Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo do Regional Leste 2 da CNBB, proporcionará momentos de estudo, análise e reflexão, aprofundando as pistas de trabalho propostos pelo Texto-Base da campanha. O sacerdote é graduado em Teologia pelo Seminário Maior São José da Arquidiocese de Mariana em 2008 e Filosofia pelo CESB em 2010. Fez especialização em Teologia Pastoral e mestrando em Teologia, com ênfase na Práxis teológica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em 2018. Também atuou como professor no Seminário Maior João XXIII da Diocese de Paracatu.

A temática da CF desde ano se motiva através da celebração dos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral.

Esta não é a primeira vez que a Ecologia é trabalhada pela CF. Ao longo destes 61 anos de existência, foram 8 as CF’s que de, alguma forma, abordaram essa temática. Para este ano, a passagem bíblia escolhida está no livro de Gêneses, na história da criação: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Os interessados em participar do encontro devem procurar a Secretaria paroquial de sua Paróquia e se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 10. O evento é gratuito.