Em dezembro foram concluídas as obras de restauração do altar de Nossa Senhora da Piedade, da Matriz de Santo Antônio. Esse altar, que foi construído entre os anos 1730 a 1740 apresentava muita sujidade, infestação de xilófagos (cupins), partes faltantes e perda de pintura e douramento devido à umidade.
Foi realizada a imunização de insetos, abertura de galerias e consolidação, limpeza e nivelamento da carnação dos anjos e do douramento. Foram recompostas as partes faltantes de anjos. Também as imagens de Nossa Senhora da Piedade, Santa Rita de Cáscia e Santa Gertrudes foram restauradas, sobretudo com a limpeza. As imagens das santas receberam seus atributos, que se tinham perdidos: o crucifixo nas mãos de Santa Rita e o coração na mão de Santa Gertrudes.
Foi recuperado o brasão pintado na mesa do altar: a coroa de espinhos com os três cravos da crucifixão de Cristo. Ao redor o marmorizado também pôde ser recuperado.
Desta forma, temos mais um altar restaurado. Podemos vê-lo em sua beleza, com o douramento mais vivo. Já passaram por esse processo, a Capela do Santíssimo Sacramento, o Consistório da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, o Altar e o Consistório de Nossa Senhora do Terço. As obras continuam na parte interna do Altar de Nossa Senhora da Piedade, recuperando o Consistório da Irmandade. Em seguida outro altar também irá passar pelo processo de restauração.
Todas essas obras foram realizadas com os recursos da Paróquia, provenientes dos ingressos dos turistas e celebrações de casamentos. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Átrio, Conservação e Restauração, sob a direção do restaurador Cristiano Felipe Ribeiro.
Cique aqui e veja o video completo da Restauração
Desde outubro de 2023 ocorrem as obras da Capela de São Sebastião e São Bento, da Comunidade da Gruta d’Ouro (Gritador).
Sendo que necessitava de uma melhor estruturação de todo edifício, inicialmente foram feitas colunas, cintas e vigas. Na parte interna tinha necessidade de uma adequação litúrgica. Para isso foram demolidas a capela do Santíssimo e a Sacristia, dando uma ampliação em todo presbitério. A seguir foram construídos dois cômodos laterais, um para a Sacristia e outro que irá funcionar como sala de reuniões.
No mês de janeiro foi concluído o forro de toda igreja e teve início a pintura da parte interna. No momento está sendo feito um novo cruzeiro com as sineiras.
Ainda em janeiro, mesmo com as obras, foram realizados os festejos em honra a São Sebastião.
Na Comunidade do Banquinho estão em andamento a obras da Capela. A obra teve início em 26 de setembro de 2015 por iniciativa da própria comunidade. Através de barraquinhas, leilões, sorteio de prêmios e doações pouco a pouco a igreja foi ganhando forma. Nos últimos anos ocorreu um grande avanço nas obras, de forma que nesse ano de 2025 deverá ocorrer a sua conclusão.
Em janeiro do corrente ano ocorreu a colocação das grades na parte externa, toda parte elétrica, bancos novos, conclusão de toda parte de marmoraria.
O projeto do presbitério é do artista Carlos Magno de Araújo.
Faltam alguns detalhes artísticos e logo ocorrerá a bênção da capela.
O forro da entrada lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário estava comprometido e necessitava de um reparo urgente. Com a aprovação do IPHAN, no mês de janeiro, foi realizada a troca de todo madeiramento que se encontrava apodrecido.
Essa obra foi realizada pela própria paróquia com os recursos vindos dos ingressos dos turistas e dos valores dos casamentos. Foi executada pela empresa Átrio Conservação e Restauração, sob a direção do restaurador Cristiano Felipe Ribeiro.
A Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza, situada no Largo das Forras, precisava de uma pintura. Tendo a aprovação do IPHAN, está sendo realizado esse trabalho.
Os recursos são: material, doação do Sr. Bruno Alves (proprietário da Casa das Latas) e mão de obra da paróquia, através dos ingressos dos turistas nas igrejas. Nossos Sinceros Agredecimentos ao Sr Bruno Alves que colaborou com essa obra.