Evento de oração e estudo marca abertura do sínodo na Diocese

A Diocese de São João del-Rei realizou na manhã desta terça-feira, dia 08, a abertura oficial do Sínodo na região pastoral. Com momentos de oração e estudo, o evento contou com a presença do bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, padres e representantes leigos das foranias. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco, tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto apenas para 2023, as dinâmicas do sínodo já começaram nas dioceses de todo o mundo. Através de encontros, formações e debates, o Povo de Deus tem buscado indicar quais caminhos a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e ações.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Alexandre Pereira, o objetivo é dar inicio ao processo sinodal em toda a Diocese. “Com este encontro vamos dar o primeiro passo do sínodo em toda a Diocese de São João del-Rei. Na verdade estamos fazendo o que o papa tem nos pedido, para estarmos dentro desse processo Sinodal, ou seja, caminhamos juntos”, pontua.

Para conduzir o momento formativo foi convidado o padre Jean Poul Hansen, do clero da Campanha, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Careaçu/MG. O sacerdote é professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre, mestre em Teologia Dogmática, especialista em catequética e em origens do cristanismo e autor de artigos da Revista ECOando (de formação interativa de catequistas).

Para o sacerdote, o momento foi de grande aproveitamento e importância para a igreja. “O clero e a liderança laical tem que estar sempre atenta a formação permanente. Em um mundo em que temos tanta informação, muitas delas, do interno da Igreja, passam despercebidas. É muito importante que a diocese se preocupe com isso. Foi o que São João del-Rei fez, me convidando, para que a Igreja local não perca o compasso da Igreja Universal, que nos convoca para esse caminhar sinodal”, explica padre Jean Poul.

O Sínodo é um processo de 2 anos, começando de 10 de outubro de 2021 a outubro de 2023. A fase de escuta diocesana vai até agosto de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última “fase da Igreja universal” culminará na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui