Dom Dirceu toma posse como bispo na Diocese de Camaçari/BA

Foi com muita fé e alegria que Dom Dirceu de Oliveira Medeiros tomou posse como bispo da Diocese de Camaçari na tarde de sábado, dia 19. A celebração aconteceu na Catedral São Thomaz de Cantuária e reuniu bispos, padres, religiosos e leigos, inclusive da Diocese de São João del-Rei.

ENCONTRO COM AS AUTORIDADES

A programação teve início pela manhã quando o bispo se reuniu com autoridades civis, eclesiásticas e militares. O ato cívico aconteceu na Igreja Senhora Santana e contou com a presença de representantes e dos poderes públicos, além de sacerdotes de Camaçari e dos municípios que pertencem a Diocese.

O encontro teve como objetivo o conhecimento mútuo de acolhida e destacar a importância do trabalho em conjunto com os poderes públicos, visto que a Igreja desempenha um grande papel e contribuição religiosa, ética e social para o bem da sociedade.

CELEBRAÇÃO DE POSSE

Igreja repleta e milhares de pessoas conectadas pelas redes online de transmissão, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros foi empossado em Camaçari durante a cerimônia, concelebrada pelo Cardeal e Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha, também pelo bispo emérito de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom João Cardoso, bispo da Diocese de Juazeiro e presidente da CNBB NE3, o presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira dentre outros bispos e padres.

Durante a transição do Governo foi lida as Letras Apostólicas e a bula na qual o papa Francisco designou Dom Dirceu como bispo da Diocese de Camaçari. Após confirmada a autenticação, Dom João Carlos Petrini recebeu das mãos do Cardeal Dom Sérgio o báculo e transferiu para Dom Dirceu, convidando-o a sentar na cátedra como sinal do magistério e autêntico pastor do rebanho da Diocese de Camaçari.

Ao dirigir-se a primeira vez ao novo rebanho, Dom Dirceu fez uma saudação aos presentes e pediu um minuto de silêncio por todos que perderam entes queridos e ainda sofrem com os efeitos da pandemia. Ele também apresentou a cruz peitoral que tem um significado afetivo, pois a madeira utilizada foi retirada do curral da casa de sua avó, sinal de pertença e maneira de ter sempre perto as origens.

Durante a homilia, Dom Dirceu falou sobre a importância em valorizar as tradições e a história já construída na comunidade, destacando duas palavras para o seu pastoreio: respeito e corresponsabilidade.

“Aqui, há 462 anos, com o aldeamento e a construção do Colégio dos Jesuítas em Abrantes, a fé católica foi plantada. Temos a Missão de conservar e transmitir essa fé, respeitando os outros credos, sem renunciar a nossa identidade. Respeito é a palavra, pois não começo do zero, mas estou ciente de que há um caminho já percorrido, porém, sei que o Espírito de Deus nos indicará novas frentes onde a semente do Evangelho deverá ser lançada, afinal é próprio do Espírito de Deus abrir novas estradas. Corresponsabilidade, porque ninguém faz nada sozinho. Minha disposição primeira é conhecer vocês e, com vocês, continuarmos essa caminhada na perspectiva da corresponsabilidade”, destacou o recém empossado.

Após a celebração, o Chanceler da Cúria Diocesana, Cônego Euclides Moreira, fez a leitura da ata de posse. Representando o clero diocesano de Camaçari, padre Reinaldo Balbino fez uma saudação especial ao novo bispo. “Agradeço especialmente a Deus, através do papa Francisco, por ter enviado um novo pastor para dar continuidade ao pastoreio de Cristo, cuidando das suas ovelhas. Agradeço e saúdo dom Dirceu por ter dito ‘sim’ e ter se colocado à disposição”.

Terminada toda a cerimônia, Dom Dirceu fez seus agradecimentos e acolheu toda a população.

SOBRE DOM DIRCEU

Natural de Barroso/MG, Dom Dirceu foi ordenado presbítero em 15 de dezembro e exerceu diversas funções na Diocese de São João del-Rei como animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e Administrador Diocesano no período de Sé Vacante. Na CNBB, foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2, além de exercer a função de subsecretário adjunto geral. Foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o segundo bispo da Diocese de Camaçari no dia 27 de outubro de 2021, sendo ordenado no dia 04 de dezembro de 2021. Seu lema episcopal é “In verbo tuo” – Na tua Palavra (Lc 5,5).

Informações: diocesedecamacari.com.br

Fotos: Santuário Nossa Senhora das Candeias | Elda Ferreira | Verinilson Lima | Eliana Silva