Casamentos

PARA A REALIZAÇÃO DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Nos diz o Papa Francisco que o “Sacramento do Matrimônio é um grande ato de fé e de amor, e testemunha a coragem de acreditar na beleza do ato criador de Deus e de viver aquele amor que leva a ir sempre além de si mesmo.”

O primeiro dos milagres de Jesus foi realizado em uma festa de casamento: a transformação da água em vinho. Assim, diz o Papa Francisco, “Jesus nos ensina que a obra prima da sociedade é a família: o homem e a mulher que se amam!”.

É neste sentido que compreendemos o efeito do Sacramento do Matrimônio, como sinal da graça de Deus para o casal que assume a vivência do amor abençoado. Não é apenas um ato social, mas a celebração da fé.

A Paróquia de Santo Antônio tem a alegria de acolher tantos casais que nos procuram para a realização do Matrimônio.

O atendimento é feito, em geral, através do e-mail: paroquiasat@gmail.com, onde são dadas as instruções necessárias para o casal.

Mas aqui estão alguns pontos que devem ser observados:

Processo Matrimonial

O processo matrimonial, é realizado na paróquia de residência de um dos noivos, com o mínimo de 6 (seis) meses de antecedência. Sendo o casal de fora da paróquia, o Processo é realizado na paróquia de origem e encaminhado para a nossa paróquia com no máximo 1 (um) mês de antecedência.

1. Cópia da Certidão de Nascimento.
  2. Cópia do RG.
  3. Certidão de Batismo dos noivos (original), expedida com 6 (meses).
  4. Habilitação do Cartório, onde os noivos deram entrada. Caso já sejam casados no civil, cópia da Certidão de Casamento.
  5. Certificado de Preparação dos Noivos.
  6. Sendo viúvo ou viúva, Certidão de Óbito do (a) falecido (a).
  7. Cópia do RG e endereço de duas testemunhas.