Batismo

PARA A REALIZAÇÃO DO SACRAMENTO DO BATISMO

Resultado de imagem para batismoO sacramento do Batismo é um novo nascimento. Por meio dele nós nascemos para Deus e para a Santa Igreja. É o início da fé e do seguimento à pessoa de Jesus Cristo. A partir do Batismo é que temos acesso aos demais sacramentos.

Mas é também com ele que somos libertados do pecado e passamos a viver na graça de Deus.

No momento em que recebemos o sacramento do batismo, deixamos de ser criaturas para nos tornarmos filhos e filhas de Deus. Essa condição nos acompanha por toda vida na terra. Assim vemos que o Batismo é o sacramento inicial e que nos direciona à salvação.

O Sacramento do Batismo, em nossa paróquia, é sempre comunitário, é celebrado todo 1º sábado do mês na Matriz de Santo Antônio ou no Santuário da Santíssima Trindade. No 2º sábado do mês é realizado na Capela de Nossa Senhora da Penha, na Comunidade do Bichinho.

É necessário que os pais e padrinhos façam a preparação que ocorre às quintas-feiras que antecedem ao 1º sábado, às 19h, no Salão Paroquial. Ao final é entregue o certificado que deverá ser apresentado no momento da inscrição.

A inscrição é realizada na secretaria paroquial até a sexta-feira que antecede à celebração do Batismo.

Documentos necessários:

Certidão de nascimento

Comprovante da Preparação do Batismo dos Pais e Padrinhos

Comprovante de endereço

Caso seja de fora da nossa paróquia, é necessário o documento de transferência, que pode ser retirado na paróquia de origem.

Condições necessárias para os padrinhos de Batismo

Diz o Código de Direito Canônico:

• 872. Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.
  • 873. Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.
  • 874. § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1° Seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

2° Tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;

3° Sea católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

4° Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

5° Não seja pai ou mãe do batizando.