Padre Alisson Sacramento é nomeado como o novo Chanceler do Bispado

Na manhã desta quarta-feira, 23, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu a nomeação do novo Chanceler do Bispado. A partir da data, padre Alisson André Sacramento passa exercer a função que, até então, vinha sendo executada por padre Adriano Tércio Melo de Oliveira.

Na ocasião, o bispo manifesta seus agradecimentos ao padre Adriano pelo serviço prestado neste período de 3 anos e deseja boas vindas ao novo Chanceler, padre Alisson Sacramento.

As funções deveres da Chancelaria são definidos pelo Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. O Chanceler é o notário e secretário da Cúria sendo responsável por preparar provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, documentos sacerdotais, consultas, e por despachar os atos do Bispo. Ainda, nos atos da Cúria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo Bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por: organizar e tutelar o arquivo diocesano; anualmente, editar o catálogo diocesano; recolher dados estatísticos das paróquias, instituições e organismos da igreja presente na diocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.